o autocuidado transforma
pra você parar de oferecer 100% do seu cuidado para os outros, e oferecer um pouco para si mesma.
* Se você acompanhar um pouco mais sobre mim e sobre o meu conteúdo, segue o meu perfil no Instagram, onde eu crio muitos conteúdos incríveis e especiais sobre autoconhecimento, autoestima e um pouco da minha vida pessoal. 🦋🤍
Amo muito ter vocês por lá! 🫶🏻
Esse é o significado da palavra “cuidado”, segundo a Inteligência Artificial:
“Cuidado é um termo multifacetado que significa, de forma geral, as ações, atitudes e preocupações voltadas para garantir o bem-estar, a vida, o desenvolvimento e a preservação de outro ser vivo ou objeto.”
Não é um conceito errado, exceto por um pequeno detalhe que me chama a atenção, a palavra “outro ser vivo ou objeto”. Até mesmo a IA entende que, quando se trata de cuidado, sempre é sobre o outro e nunca sobre a gente.
Por que, mesmo depois de tanto tempo e de tantas evoluções de pensamento e estilo de vida, ainda conseguimos ser cuidadosos e ter compaixão com tantas pessoas, menos com nós mesmas?
Longe de mim querer avaliar quem merece ou não a nossa compaixão, mas, eu vejo tantas pessoas que oferecem apoio a namorados que tratam elas muito mal; dar terceiras e quartas chances a amigas que foram cruéis e baixas e continuam insistindo que irão mudar; aceitar que um cliente ou um atendente de loja te trate como um pedaço de merda, mas não oferecem apoio a si mesmas. Não tem compaixão consigo mesmas.
Como pode você ver a história do outro e dizer “Nossa, que história inspiradora, de superação! Ela merece tudo que conquistou.”, mas não se dar conta de olhar para a sua história só por alguns minutos e perceber o quão inspiradora e merecedora você também é.
Chega a ser contraditório refletir que damos mais valor para a conquista de uma amiga ou namorado do que a para a nossa. Que apoiamos, abraçamos e acolhemos mais um estranho que está passando por um momento ruim, do que a nós mesmas.
Nos momentos difíceis, exigimos de nós mesmas inteligência emocional e rigidez. Dizemos para nós mesmas “não chore, seja forte”, quando tudo que nós precisamos é realmente apenas chorar até que a última lágrima desça e você se sinta leve.
Acho que podemos concordar que sempre é bom passar por momentos em que perdemos nosso chão envoltas em um abraço apertado de quem amamos, mas, quando não tivermos esse abraço, nós precisamos abraçar a nós mesmas da mesma forma. Precisamos ser nosso próprio apoio, reconhecer que está tudo bem estar triste e simplesmente se acolher, ao invés de julgar.
Quem foi que ensinou a vocês que vocês precisam ser fortes o tempo inteiro? Que podem oferecer abraços e palavras amigas pra meio mundo, mas pra si mesmas devem oferecer o críticas, cobrança e ofensas?
E esse texto não é na intenção de se defender quando você fizer besteira como se você fosse perfeita, okay?!
Eu tenho a impressão de que, hoje em dia, muitas pessoas usam dessa justificativa para se anular e não assumir a culpa de coisas cujo elas realmente são culpadas, como uma traição com um parceiro ou uma falsidade com um grande amigo, mas não é esse o ponto.
Autocuidado não é se anular de coisas que você realmente fez como se você fosse uma santa, é apenas olhar mais para si mesma com o mesmo cuidado que você olha para os outros quando precisa.
O autocuidado transforma, e a auto compaixão revive.
Você não precisa ser forte o tempo todo. Você não precisa se sacrificar pra atingir as expectativas do outro. Você não precisa segurar o seu choro até precisar chorar no momento mais inoportuno possível, porque você não se permite ser livre e chorar quando precisa. Você não precisa se responsabilizar por tudo de ruim que acontece na sua vida, às vezes, não é culpa de ninguém, aquilo só precisava acontecer.
Você também é um ser vivo que precisa de cuidado, que precisa de atenção, que precisa de apoio, que precisa de compaixão. E se as pessoas a sua volta não podem ou não querem te oferecer isso, então, que você comece oferecendo isso a si mesma em primeiro lugar.
Quando você começa a se tratar com mais amor e respeito, você também atrai pessoas que irão te amar e te respeitar. Você também para de normalizar uma relação baseada em desequilíbrio e desrespeito, e começa a normalizar relações saudáveis e cheias de amor e compaixão. E é isso que você merece!
Você conhece a sua história de vida, as suas lutas, as suas superações, os seus sacrifícios. Você sabe tudo que você passou para chegar onde você chegou.
Você é a primeira e mais importante pessoa a merecer cuidado e compaixão. Antes de implorar e esperar isso do mundo, aprenda a ser o seu próprio lugar seguro onde encontra acolhimento e amor.
As minhas meninas sabem que eu sempre indico coisas ótimas por aqui, todas elas impactaram minha vida de alguma forma e, eu gostaria muito que impactasse a de vocês também!
“É assim que você acalma os seus pensamentos” por Alana Anijar do Psicologia na Prática.
Não tem nem descrição, apenas assista se você é uma pessoa cujo os pensamentos não param.
Agora, vamos compartilhar nossas playlists favoritas?! Fica de indicação o mais novo álbum da Sabs que simplesmente virou minha trilha sonora oficial pra tudo! Aliás, minha favorita do álbum é a faixa 3 “My Man on Willpower”.





amei sua escrita! e amei a recomendação do podcast, mudou minha vida
Obrigada por cada palavra 😊, me senti abraçada